Se você deseja ter um espaço que represente a sua identidade ou de seu negócio e, além disso, apresente soluções otimizadas e práticas para o melhor aproveitamento do local, então você precisa de um bom projeto arquitetônico.
O projeto arquitetônico é desenvolvido por um arquiteto profissional. Ele é feito para transformar o espaço, buscando soluções que potencializem o seu uso – seja residencial ou corporativo; e o adequem de acordo com a necessidade e gosto de cada cliente.
Um projeto arquitetônico é realizado em várias etapas. Elencamos aqui algumas etapas muito importantes, que podem fazer a diferença:
1) Programas de necessidades e conceitos
É nessa etapa que o arquiteto tem a oportunidade de conhecer melhor as preferências e necessidades do cliente. Assim, são verificadas as principais informações e dados para a construção do projeto, entre eles:
- Necessidades do cliente: para quem é o ambiente? Quem vai utilizá-lo? Para quê vai utilizá-lo? O que ele gosta? Qual o seu perfil? O que imaginou? O que idealizou? Quais são os gostos pessoais?
- Referências: entendimento das preferências e das referências – tipos de materiais, padrões de acabamento, projetos similares, entre outros
- Conceito: necessidade X objetivos
- Orçamento disponível
- Legislação aplicável
- Terreno
- Implantação, forma e volume, flexibilidade.
A partir dessas informações, o arquiteto poderá começar a fazer um estudo de viabilidade do projeto e começará a desenvolvê-lo, dentro das especificações repassadas pelos clientes.
2) Estudo preliminar
De posse das informações iniciais, o arquiteto começará a desenhar o projeto e apresentar as primeiras plantas.
Nesse projeto preliminar poderão constar:
- Layout conceitual
- Perspectivas / perspectivas 3D
- Plantas e vistas
3) Anteprojeto e projeto legal
O anteprojeto é a fase de validação. Nessa etapa o cliente já verifica imagem 3D, planta, fachadas e, até mesmo, os materiais e acabamentos que vão ser usados.
A partir da validação do cliente, o anteprojeto segue para a etapa de projetos complementares, que são compostos por projetos elétrico e hidráulico, estrutural, preventivo de incêndio, entre outros.
Quando necessário é desenvolvido o projeto legal, também entendido como anteprojeto aprofundado. Afinal, ele traz todas as informações e especificações necessárias para apresentar aos órgãos competentes para aprovar e registrar a obra, seja ela a construção ou reforma.
4) Projeto executivo
Com o projeto aprovado é hora de “traduzir” as informações e fazer todos os detalhamentos e especificações para a execução da obra. Dentre as informações que constam no projeto executivo estão:
- Acabamentos
- Metais
- Louças
- Esquadrias
- Paredes
- Desenhos e memoriais
- Entre outros
Com o projeto executivo pronto, o arquiteto acompanha a obra. O seu papel é essencial é essencial para que o projeto seja plenamente executado e os planejamentos sejam mais assertivos.